sexta-feira, 8 de abril de 2011

Então, eu chorei também.

Eu me muni de muita coragem para escrever sobre isso.
Talvez, seja fácil falar, o difícil é sentir e ter respostas a tantas indagações.
A Dilma não conseguiu conter. Os jornalistas embargaram a voz. Os enfermeiros de plantão encheram seus olhos de lágrimas. Os policiais, tamanhos homens durões, se amoleceram.
Não foi uma tragédia. Foi um caos. Um absurdo.
Eu me muni de coragem, pois o silêncio é pouco diante do sofrimento. É preciso coragem pra enxergar que a estrada se vai "pra além do que podemos ver".
É de chorar, lamentar, rasgar o peito, porque, além do luto das crianças anônimas, não podemos fazer nada. A impotência nos causa uma sensação de inutilidade. Mais uma vez, nos silenciaremos e desceremos à tumba dos que dormem, no conformismo cruel de que isso acontece, de que é "assim mesmo".E dessa vez, porque realmente, não há jeito. Os nossos olhos cerram diante da opressão. Difícil que se mantém insensível.
Nada justifica. Nada. Nem um passado de traumas, nem um descontrole emocional. Nem qualquer psicopatia.
Isso tem outra denotação. É maldade planejada. É covardia de viver a vida. É não ter coragem de lutar.E nem coragem de fazer com que outros vivam, dignamente.
Um nó na minha garganta me fez ficar insone, ontem. Então, eu chorei.
Eu chorei porque tantos pais e tantas mães viverão sob um pesadelo, a partir de agora. Porque crianças pagaram um preço alto, sem merecer, como consequência de atos que jamais serão explicados.
Meu silêncio, cheio de choro, cheio de dor, cheio de desespero neste dia incomum, está gritando por dias melhores, na certeza de que nada disso pegou Deus de surpresa. De que Ele é soberano sobre todo esse mar revolto de angústia e de perguntas sem respostas. 
Meu silêncio é de sem saber o que fazer, mas somente a quem saber recorrer. 



3 comentários:

  1. "...Um nó na minha garganta me fez ficar insone, ontem. Então, eu chorei..."
    Falou muito bem Lizia,eu chorei também.Na verdade,quem não fica abalada com uma coisa dessas??
    Estava até pensando em colocar no meu Blog,mas...Li o teu post mais uma vez chorando..ESTOU DE LUTO pelas crianças!! afinal..QUE PAÍS É ESTE??

    ResponderExcluir
  2. Lizia, com certeza é de partir o coração e de rolar as lágrimas no rosto. Só Deus pode mudar o rumo das vidas que presenciaram essa tragédia. N/ão há palavras que expressem o que eu sinto quando penso que poderia ser aqui no meu bairro. Quanta violência! Quanta impunidade! Qta falta da essência que é o amor, que é Deus!

    beijos

    Lidi

    ResponderExcluir