quarta-feira, 30 de março de 2011

Sobre o assunto família...

....Eu tenho muita sorte.
Antes que os escatológicos entrem aqui e me façam uma série de perguntas na EBD, corrijo-me e confirmo-me: tenho muita sorte de bênçãos. Uma delas é uma família meio que diferente que tenho. E logo pra mim, que sou filha única.
Tenho dois pais: Manoel (o progenitor) e Everton (o bem-feitor dos últimos tempos). Tenho duas mães: Emília (a verdadeira,mais que verdadeira- e ai, de quem diga o contrário a ela) e Suzana (quando mamãe não está presente). (Um adendo: Everton e Suzana são casados, isto quer dizer que seus filhos são meus irmãos).
Tenho milhões de tios e tias que me tratam como sobrinha: eles cuidam de mim, me dão dinheiro, caronas,conselhos, entretenimento e viagens.
Mas, tenho uma avó, apenas. Essa é de coração. Sou a primeira neta. Postiça, mas sou. Quando tinha 6 anos, eu invoquei de chamá-la assim. Ela é minha tia de "2º grau" (interessante essas nomenclaturas familiares numéricas), mas algo no meu coraçãozinho pueril achou graça ao invocar a palavrinha "vovó", que mudou nossas vidas para sempre. Não tenho avós paternos e só me resta um único avô materno.
E a casa da vovó é a melhor. São as melhores comidas, os melhores doces e a melhor cama.
Tenho andado super cansada estes últimos dias, mas me refiz por lá.
Quero construir uma família pra mim, também. E ter uma geração bonita de filhos, netos, sobrinhos. Pra vida inteira.

quinta-feira, 24 de março de 2011

A força de ontem à noite.

Não siderava, apenas se movia.
A noite chegou quase como silenciosa, com uns pingos de chuva a molhar as pontas dos cabelos.
Ela chegou como sempre chega. Mas, ontem, foi diferente.
Dias atrás, talvez eu podia chamar a companheiro choro para dormir comigo. Fazer planos futuros com a auto-piedade. Ou ainda, reafirmar os pactos com a insônia.
As palavras ferinas vieram, como sempre. Na boca, um gosto amargo da impotência e da mais alta justiça que nunca é ouvida, quando queremos demonstrá-la a qualquer custo, nem que seja por gritos.
Mas, ontem, não se utilizou os métodos do consetimento absurdo de fechar a boca e aceitar- se conformar.
"Tolerar tudo é simplesmente não se importar com nada". A pior mentira é aquela que se conta para si mesmo. E foi, assim, na decisão de andar de braços dados com a verdade, com a coragem - sem sinônimo de rebelião-, aquela noite trouxe a força de um novo tempo. De decisão, de atitude, de persuasão, de respeito, de limites e de avanços, ao mesmo tempo.
A voz ecoou pela casa, justa, simples, coerente, procurando uma resistência que não podia existir, quando se tem razão.
Foi-se dormir em paz, depois da rouquidão da verdade e do dever cumprido.
Em paz, para sempre. A justiça está ao lado do amor. E ao amor, está a compaixão. E por fim, a esperança serena da alvorada que certamente, e sempre chegará.
Força,sempre, meu Deus. Eu estou quase conseguindo.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Para o meu filho.

Filho,
Há alguns anos, quando eu tinha cerca de 15 anos, numa tarde, escrevi alguma coisa pra você.
Essa foi a primeira vez que tivemos um contato meio que distante.
Sei que você me lerá constantemente, filho. E me entenderá, sempre que possível. Afinal, esse é o meu desejo.
Quero que você entenda que farei tudo o que for possível para o seu bem-estar. Como também, farei de tudo, para que você seja alguém de decisão. Existe gente, meu filho, que é mais velho que eu, e ainda não sabe direito o que quer. Quando o sabemos, vamos muito longe.
Vou disciplinar você, meu querido. Vai ser necessário e proveitoso, afinal. No fim, você me agradecerá.
Eu sei que vou amá-lo, mas não quero sufocá-lo. Vou dar-lhe a liberdade para se expressar e vou ensiná-lo que podemos sentir todos os sentimentos, mas, isso não dá justificativa para sermos cruéis com outras pessoas. Quem disse isso foi Shakespeare. Vou sentar qualquer dias desses e explicar o que aprendi sobre esse autor.
Seja compreensível, meu filho. Saiba o seu lugar e o dos outros. Não seja orgulhoso e arrrogante. Eu aprendi como algumas coisas boas se perdem, porque decidimos, de maneira feia, não saber perdoar e não ser flexível. E isso, não é fraqueza, filho. É sinônimo de força, também. Você vai aprender que os grandes guerreiros sabem a hora de avançar e de recuar e nem por isso, perderam batalhas.
Vou dar meu amor a você, vou protegê-lo, mas, vou fazer você encarar a vida e ser forte diante dela.
Eu tive muito medo na minha vida, filho. Não deixe que ele o paralise.
Faço-lhe uma promessa de que nunca trairei o seu pai. Você nunca terá a notícia de que sua mãe abandonou a família. Você sempre terá um pai e uma mãe vivendo juntos e felizes. E oro para que você, faça o mesmo quando se casar.
E por falar em promessa, faça uma para si mesmo. Só faça as coisas, filho, que não vão lhe envergonhar, depois. Não faça nada que você tenha vergonha de contar.
Dignidade é o maior valor de um homem. Você saberá o que estou falando.
Viva para o Senhor. Dedique os seus anos para Ele. Sirva-O de todo o seu coração.
Eu sou muito feliz hoje, graças a Ele, porque desde cedo, eu O busquei. Eu não vou dar a você todas as soluções, mas Ele, com certeza, vai dar a você.
Eu tive dúvidas quanto à minha profissão, quanto ao meu casamento, quanto ao ministério, quanto  a  você, mas, olha o que Deus fez comigo!
Eu agradeço a Ele porque tenho você e tenho o seu pai.
Somos uma família, filho.
E digo a você, para ter a sua, também, um dia. Vale a pena orar. Vale a pena ser de Deus.
Lembre-se de que estarei com você. Vou investir em você, vou amar você e deixarei você crescer. A retribuição que você pode me dar, um dia, é sua vida diante de Deus.


Eu oro por você há um longo tempo e para que você se torne alguém de valor.
Espero seu nascimento, meu filho.


A mamãe o beija com todo o amor,

Lízia Adriane

Por quê?

...a vida não poderia ser mais simples?
...tudo o que queremos é tão difícil, tão duro?
...às vezes, queremos desistir?
...confiar é tão difícil, se sabemos que DEus é Deus?
...não conseguimos descansar nos braços de Deus, enquanto as coisas estão contrárias?

R= Porque quando entregamos o barco nas mãos de Deus, não veremos mais o cais. Mas, saberemos que chegaremos a algum lugar, protegidos.

terça-feira, 22 de março de 2011

Já dizia Fernando Mendes:

"...acorda, desperta pra vida, que a sorte é irmã."♪



Sorte: o encontro da oportunidade com a capacidade.

Suspiros de uma terça -feira fria

-Uma fazenda, de muito verde e muitos cavalos;
-Uma roda de viola, nas noites de fogueira da fazenda;
-Receber aqueles que amo, para almoçar na quietude e no silêncio deste lugar;
-Um cavalo que me dê a sensação de voar;
-Envelhecer com saúde, paz e longe dos que fingem amar.

sexta-feira, 18 de março de 2011

De Meu nome não é Johnny

"O verdadeiro lugar do nascimento é aquele que lançamos pela primeira vez um olhar inteligente sobre nós mesmos." (Marguerite Yourcenar).

Não merecemos uma segunda chance para nada, na vida. Mas, a temos. Isso se chama graça.
João Estrela não desperdiçou quando decidiu olhar inteligentemente para mudar sua vida para sempre.
Nós podemos fazer o mesmo. Não devemos esperar chegar ao fundo do poço, para saber que precisamos "mudar muito para sermos sempre os mesmos" e, para reconhecer que o amor de Deus pode mudar completamente nossa vida, para todo o sempre.

terça-feira, 15 de março de 2011

Alguns pixels do retiro 2011

Quando eu pensava que tinha alguém mais feio, eu via outro pior!
Ana Raio e Zé Trovão de cintos trocados.Meu peão!



Alegria sem fim. Sem álcool, sem drogas, sem vícios, sem brigas.
Só pra sentir como é bom ser de Deus!

sexta-feira, 11 de março de 2011

Algumas palavras depois do Retiro.

Foi uma bênção.
Eu sempre tenho pedido a Deus, experiências pelas quais eu possa estreitar minha preciosa comunhão com Sua presença.
O tema do retiro espiritual deste ano foi "Fidelidade". Talvez, o mundo a tenha esquecido de uma vez. Mas, eu não sou do mundo! E, portanto, não a esquecerei.
Fidelidade nas pequeninas coisas, para ser nas grandes.
O exercício das minhas promessas que fiz a Deus, durante uma noite, no retiro, começou durante ele. Eu precisei exercer muita PACIÊNCIA e fidelidade ao lidar com  algumas situações e pessoas que me ocorreram durante esses dias. Vi que aqueles momentos era a oportunidade perfeita de eu praticar o amor de Jesus. E, meus amados, não é nada fácil!
Seguir a Jesus significa renúncia, morte diária do ego (mesmo achando que temos porque temos razão!), desvio de foco de nossa perspectiva e olhos fixos nEle.
Na quarta-feira, eu, no silêncio do meu quarto, clamei ao Resolucionador de todos os problemas do mundo, para que me desse fidelidade quanto ao Seu reino e me fizesse entender quem sou diante dEle.
Eu quero que Deus reine no centro do meu viver, de minhas decisões, de meu tempo, dos meus relacionamentos.
Ainda não vivi até o fim, mas sei que com que Ele valerá a pena.Sempre.

sexta-feira, 4 de março de 2011

É carnaval...

... mas, as serpentinas, os brilhos de uma noite e os paetês de um tempo passageiro jamais poderão trazer o prazer de estar em Deus.



"Porque Deus amou tanto você, que deu seu único filho, para que você não morresse, mas que vivesse para todo o sempre." (João 3.16)

Terminei a corrida.

Assim será meu epitáfio.

Numa lista de sonhos que tenho guardada numa caixa cinza - musgo, desde uns 14 anos, numa tarde de terça –feira (ainda lembro, sim), contém um item que revereberou na minha cabeça, hoje, de manhã. Na lista, o item é mais ou menos assim: “Ser reconhecida, quando seu estiver bem velha, como alguém que temeu a Deus e levou a sua família a conhecê-lO”.
Chegar um dia, no auge dos meus 70 anos e dizer que “combati o bom combate completei a coroa, guardei a fé e esperar a coroa...”(2 Tm. 4:7) é uma dádiva para poucos que se arriscam à aventura de viver pra Deus. Um dia, eu abri mão de uma porção de coisas para experimentar isso. Não digo que, no começo, foi fácil, mas que, certamente, valeu a pena. Não me arrependo do que fiz pra Deus e sei que bem mais posso fazer (e farei!). Não quero ser reconhecida por minhas posses, meus bens ou minhas palavras, que um dia, se acabarão, se perderão no tempo ou serão esquecidas. O maior sucesso é a nossa permanência ao lado de quem é eterno. De quem sempre promete e sempre cumpre. De quem é poderoso e cujo nome me salva, me cura e me faz conhecer a verdade.
Eu quero combater o bom combate, terminar a corrida, guardar a fé e receber das mãos do meu Senhor, a coroa que está preparada para todos aqueles que nEle esperam.

Mas eu não dou valor à minha própria vida. O importante é que eu complete a minha missão e termine o trabalho que o Senhor Jesus me deu para fazer. 
At 20.24

terça-feira, 1 de março de 2011

Black Swan


Alucinante. Uma tonteira. Fantástico. Magnânimo. De tirar o fôlego. Cheguei em casa dizendo essas e outras mil definições sobre Black Swan. Sob direção de Darren Aronofsky, com as estrelas Natalie Portman, Vicent Cassel e Wynona Ryder, o balé O lago dos cisnes, de 1877, de Tchaickovsky, teve sua melhor releitura de todos os tempos. 
Com um viés psicológico e dramático, Nina Sayers (Natalie Portman) deverá encarnar um papel duplo, para um espetáculo sua companhia de balé. Ela deverá atuar como o cisne negro e o branco, ao mesmo tempo. A dança consome completamente sua vida e gerará mudanças absurdas para a execução perfeita do Lago dos Cisnes.
As cenas são tão sombrias e intrigantes, quanto a mente de Nina, que não consegue encarnar o Cisne Negro, por ter uma personalidade aparentemente estável, quieta e frágil. Mas, ao entrar em contato com Lily (Mila Kunis), uma bailarina da companhia, seu interior negro, mau e sedutor, que deveria existir somente para a encenação do cisne negro, é incentivado.
Uma metalinguagem perfeita do Lago dos Cisnes, em que acontece no ato final do balé, que é também o final do filme, é que Nina não pode negar que é um cisne branco, tal como Odete (no original). O fim do cisne branco é o mesmo em ambas as histórias. Elas querem liberdade. E não necessariamente, isso implica em vida.
O diretor, a fotografia, o filme e a Natalie Portman receberam os títulos dos melhores em 2011.
Não é pra menos.


*Adendos que vi por aí:
-Natalie Portman emagreceu 20 quilos para o papel;
-Os custos do filme eram muito altos, mas Natalie Portman custeou com o seu próprio bolso;
-A música do celular da Nina é "O lago dos Cisnes", de Tchaickovsky;
-A alergia do corpo de Nina é proposital, visto que é exatamente, onde nasce as asas de um cisne. 

Há algum tempo...

...bem mais que o cronômetro que se chama tempo pode registrar, eu tenho visto estrelas e tenho sorrido para elas. Há algum tempo,por fora, pode estar chovendo, mas por dentro, papel machê com uma aquarela de tintas coloridas e inteiramente novas é pintado alegremente e, aos poucos, uma pintura sólida e inesperada vai surgindo. Há algum tempo, a cumplicidade das atitudes, a fascinação das promessas - que não são utópicas, tais como o pieguismo apregoa-têm tirado a dúvida e as resistências costumeiras e protetoras que habitavam em mim. Há algum tempo, não mais que algum tempo, eu coloquei tudo a perder. São riscos, se sabe. Mas, eu nunca saberia, se não os tivesse experimentado. E o melhor - amado.

"E deixes que as mãos cálidas da noite encontrem sem fatalidade o olhar
                                                                      extático da aurora." 

                                                                                          (Vinícius de Morais)